sexta-feira, 30 de julho de 2010

5 naipes

Você safadinho que adora jogar um buraco, bisca e o seu poker (face) de vez em quando já deve conhecer o baralho de 5 naipes, mas se não conhece, conheça agora! Copas, Ouros, Espadas, Paus e Estrelas. Sim, estrelas fazem parte desse deck pra lá de curioso.
O deck vem com um naipe a mais e uma carta a mais em todos os outros naipes, que é a carta da Princesa, somando 80 cartas.
O baralho é dedicado ao jogo de Bridge, que fez muito sucesso na década de 30 na Europa, os demais decks de 5 naipes possuem 65 cartas.
Existem ainda os decks de 6 e 8 naipes. O deck de 6 cartas surgiu nos Estados Unidos, em 1985, criado por Hiram Jones para o "Jogo de Cartas internacional". Seu deck consistia dos naipes convencionais mais um naipe vermelho com cruzes e um preto com asteriscos (que eram representados por pontinhos redondos naquela época).

Outro baralho de 6 naipes é o que foi feito baseado no jogo Crowns & Anchors. Neste baralho são adicionados dois naipes, um preto e um vermelho para os novos simbolos introduzidos, a âncora e a coroa, respectivamente.
Em decks de oito naipes, podem ser encontrados símbolos como rosas vermelhas, machados pretos, tridentes pretos e pombas vermelhas (The Fat Pack) e luas vermelhas, estrelas pretas, trevos de quatro folhas vermelhos e lágrimas pretas (8 suits) além claro, dos naipes convencionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário