Você está navegando, lindo e belo, pelo seu compartilhador de arquivos ou site especializado nisso, procurando por músicas quando de repente se depara com uma versão de uma música do seu artista predileto com um tamanho pouco maior que 1,5MB. Então você se pergunta: "Mas como pode? Essa música tem 7 minutos!". Após se certificar de que não é um vírus, você completa o download e a desagradável surpresa surge: a música tá baixa, às vezes chiada.
Quanto maior o tamanho do arquivo, maior a taxa de bits da música.
Taxa de bits? Comofas//
Bit rate ou bitrate significa taxa de bits ou taxa de transferência de bits. Nas telecomunicações e na computação, o bit rate (às vezes escrito como bitrate) é o número de bits convertidos ou processados por unidade de tempo. O bit rate é medido em 'bits por segundo' (bps ou b/s), muitas vezes utilizado em conjunto com um prefixo SI , como kbps, Mbps, Gbps etc.
Tá. E... ?
Em multimédia digital, o bit rate representa a quantidade de informação ou detalhe que está guardada por unidade de tempo numa gravação digital (áudio ou vídeo). Entendeu? Não? Em se tratando de arquivos de áudio é mais ou menos assim: Quanto maior o bitrate ou a taxa de bits, mais detalhes estão gravados por segundo no arquivo. É por isso que aquela música que você baixou lá em cima, no começo do texto, veio chiada ou com o áudio baixo. A taxa de bits dela era pequeno, ou seja, ela tinha poucos detalhes pra serem executados por segundo.
Tá, era pequeno. Tem que ser grande? (6)
Não tem que ser grande, mas quanto maior a taxa de bits, melhor a qualidade. Lembrando que quanto maior a taxa de bits, maiores são os detalhes do arquivo e consequentemente, maior o seu tamanho.
Abaixo alguma taxas de bits em multimédias digitais:
800 bps — Qualidade mínima para ter uma voz reconhecível.
8 kbps — Qualidade de transmissão de voz telefônica.
32 kbps — Qualidade AM.
48 kbps — Qualidade FM.
128–160 kbps — Qualidade Standard. (A maioria dos arquivos de áudio que achamos jogados pela net.)
192 kbps — Qualidade DAB (Digital Audio Broadcasting). Está a tornar-se o novo standard para música MP3. Com este bit rate, apenas os ouvidos mais profissionais conseguem notar a diferença em relação a um CD.
224–320 kbps — Qualidade aproximada à de CD.
500 kbps a 1 Mbps — Áudio sem qualquer perda de qualidade.
1411 kbps — Formato de som PCM, equiparável ao CD "Compact Disc Digital Audio".
Tá mais o que tem aver pão com sardinha com Taxa de bits ??
ResponderExcluirkkkkkkkkkkkk
Ótimo post. Vlw
=]